Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Regionalização: caçar com gato!

Qualquer debate que se pretenda consequente sobre a regionalização, tem que começar pela questão constitucional e pela revisão do bizarro artigo 256º. Urge, portanto e ainda que meramente circunscrita a esse ponto, uma revisão constitucional.
Outra forma de inquinar qualquer debate consequente sobre a verdadeira reforma do Estado (que ainda não se fez, nem rec...olhe vontade política inequívoca para ser feita rapidamente) é tentar-se justificar a necessidade de se regionalizar o Estado, com uma capa ou uma perspectiva meramente tecnicista. Não se devem colocar argumentos "técnicos - organizativos" ou económicos como fator determinante (ou pior: dissuasores) do exercício de uma vontade política. E regionalizar-se, a bem do Estado e de todos nós, é uma questão política que não pode esconder-se sob o manto opaco de um tecnicismo supostamente neutro e académico.
E não nos podemos esquecer que quem (ainda) não tem cão, não deve inibir-se de caçar com um gato. Não é preciso termos instituído formalmente a regionalização, para reagirmos contra um estado de coisas (de espíritos e de afetividades) irracionalmente centralista. Por exemplo, a hipótese de uma administração “nacional” e centralizada do Porto de Leixões, bem como a questão do aeroporto Sá Carneiro, são desafios que quem defende a descentralização deve assumir. De forma inteligente, firme e eficaz. A bem do país.

0 comentários: