Há algumas histórias em torno desta fortaleza da capital do Barroso. Muitos afirmam ver algumas coisas na noite de São João em Montalegre.
O Castelo de Montalegre está envolto em lendas e tradições orais e fomos saber de algumas dessas histórias. Tudo acontece na noite de São João precisamentre à meia-noite, contam os mais antigos que aparecem três belas meninas sentadas em cadeiras de ouro e que não é possível livrá-las do encantamento, já houve quem as visse, mas não se sabe o meio de as desencantar.
As jóias que ficaram carvão
Diz-se que um dia deram um avental de jóias a uma mulher que por ali passou a essa hora, que as devia levar para casa sem falar durante o percurso. Mas quando a mulher ia a caminho de casa, apareceu-lhe uma amiga que lhe perguntou o que carregava no avental, respondeu-lhe que levava uma grande riqueza e, quando abriu o avental para mostrar, todas as jóias tinham se transformado em carvão e pode dizer-se que aprendeu da pior forma a lição.
O cordão de ouro sem fim
Numa outra lenda, diz-se que quando a tal senhora ia a caminho da igreja do Castelo, pela estrada que vai da Portela para lá, uma mulher encontrou um cordão de ouro. Quando começou a puxar, viu que o cordão não tinha fim. Ela puxou o cordão até se cansar. Então ela disse: “Para ser rica já me chega” e cortou o cordão. Nessa altura, o cordão começou a desfiar-se em sangue, ouvindo-se muitos gritos e maldições contra ela. Há também quem diga que ela apenas cortou o cordão porque queria assistir à missa
Contam que para quebrar o encanto, a mulher devia ter puxado o cordão durante toda a missa, até que o padre a terminasse.
Fonte: Revista Raízes
0 comentários:
Enviar um comentário