Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porto: O Museu da Indústria e a Pousada do Freixo II



Segundo o sítio da CM do Porto:

O Executivo autárquico aprovou ontem, por maioria, a construção de uma Pousada no Palácio do Freixo e na antiga Fábrica de Moagens Harmonia, dando assim sequência a um dos compromissos eleitorais de Rui Rio. Recorde-se que esta mesma proposta havia sido chumbada pela Oposição, por duas vezes, durante o anterior mandato.

O documento agora aprovado pela actual maioria é em tudo idêntico ao que tinha sido rejeitado em 21 de Junho último e que, por sua vez, já abrangia um conjunto de alterações relativamente ao projecto inicial, apresentado em Fevereiro, mas que, apesar disso, continuou sem obter consenso por parte do PS e CDU.

O empreendimento, a cargo do Grupo Pestana, que em 2003 adquiriu à Enatur os direitos de exploração da rede de Pousadas de Portugal, prevê a instalação de uma pousada de luxo no edifício (actualmente bastante degradado) das Moagens Harmonia, cujas instalações albergam o Museu da Ciência e Indústria, que será transferido para um local adequado a indicar pela autarquia.

A ligação ao Palácio do Freixo, que passará a contar com um restaurante regional, um bar e uma zona de estar, será feita através de uma cúpula de vidro.

O protocolo entre a CMP e o Grupo Pestana prevê ainda a criação de um Centro de Eventos, nos jardins adjacentes ao Palácio, os quais continuarão abertos ao público, mas de forma a não interferirem no normal funcionamento da Pousada, que contará com 70 quartos.

O investimento total suportado por aquele grupo empresarial ronda os 11 milhões de euros (8,5 para a Pousada e 2,5 para o Centro de Eventos).

Pela cedência dos imóveis - que continuarão propriedade da Câmara e cujo prazo inicial se estenderá até 2019, sendo automaticamente renovável por mais 30 anos - o Grupo Pestana pagará um milhão de euros à autarquia, verba esta que será dividida em três «tranches»: 10% na data da assinatura do protocolo, 60% na altura da emissão da licença de construção e os restantes 30% aquando da emissão da licença de utilização turística e da abertura da Pousada, prevista para 2008.

Aquela entidade investidora pagará ainda uma renda mensal de cinco mil euros nos primeiros cinco anos, actualizável em função da inflação. A partir do sexto ano, este compromisso baixará para os 2,5 mil euros. Estes valores serão acrescidos de uma percentagem de 2% das vendas líquidas e impostos gerados pelos dois equipamentos: Pousada e Centro de Eventos.

Para o Presidente da CMP, o objectivo do empreendimento visa a criação de um importante pólo de desenvolvimento económico numa área fundamental para a cidade e para a região assente no turismo de qualidade, onde já existe a Marina do Freixo.

0 comentários: