Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porto




Génese da nacionalidade, o Porto, onde o Douro encontra o mar, é uma cidade com mais de dois mil anos de história, pólo de funções centrais de dois milhões de pessoas que se distribuem pelas nove cidades da sua área metropolitana.

Em redor do seu centro, a uma hora de automóvel, vivem actualmente mais de 4,2 milhões de pessoas.
O Porto é uma cidade de negócios e de trabalho, ponto de partida do Vinho do Porto e do Vinho Verde, universalista e muito influenciada pelas diferentes comunidades que há séculos nela se radicaram.

Cidade moderna, tem na sua zona histórica, reconhecida como Património da Humanidade, um "museu vivo" de vielas e calçadas, de bares e restaurantes, de esplanadas, onde convive gente de muitas ocupações, num jogo de luz, cor e sensações de antigamente.

As praias e o rio, as pontes que o atravessam - uma das quais projectada por Eiffel -a Foz Velha e as avenidas novas, os centros de negócios da Baixa e da Boavista, os mercados e as lojas de tradição, as igrejas e os monumentos, as festas da cidade, o barroco e o azulejo, os festivais de música, de teatro e de cinema, os casinos, clubes e campos de golfe, o desporto, os bares e restaurantes, transformam o Porto numa cidade ecléctica, policromática, de ambientes e estilos inconfundíveis.

Dois mil e quinhentos quartos em hotéis de cinco estrelas, um centro de congressos com capacidade para 12.000 pessoas e um dos maiores recintos de exposições da Europa, dão ao Porto a dimensão que o torna a capital natural do Noroeste da Península Ibérica.

A Região do Porto encontra-se situada no Centro da Fachada Atlântica da Península Ibérica, uma faixa de 500 Km por 70 Km de largura na qual vivem mais de 12 milhões de habitantes. Esta centralidade confere-lhe um papel importantíssimo de fronteira atlântica e de porta de acesso às rotas dos Continentes Americano, Africano e Asiático. Pelo seu aeroporto internacional passam passageiros de toda a Região Galaico-Duriense para as principais cidades europeias e americanas - Lisboa, Madrid, Barcelona, Paris, Londres, Frankfurt, Amsterdão, Nova Iorque, Rio de Janeiro.

A região é servida por um porto de mar, que é hoje o porto português de maior movimento. É uma das regiões mais jovens da Europa, sendo das poucas que em 2025 apresentará um rácio de dependência da terceira idade inferior a 25%. A região do Porto tem cerca de 85.000 alunos a frequentar o ensino Superior com o recurso às suas 9 Universidades.

Sendo uma das regiões da Europa com maiores índices de industrialização, proporciona cerca de 49% do emprego total do país no sector industrial. Nesta região encontram-se 1/3 das empresas portuguesas, contribuindo com cerca de 42% para o VAB do país. Com um carácter exportador esta região é responsável por mais de 60% das exportações portuguesas.

Associação Comercial Porto

0 comentários: